O Impacto nos negócios através do Mobile

o-impacto-nos-negocios-atraves-do-mobile

Com mais de 242,5 milhões de celulares e quase 168 milhões de smartphones ativos no Brasil, o país é a quinta maior potência no uso de Mobile (aparelhos móveis).

Presente cada vez mais em nosso dia-a-dia, o Mobile provoca um novo comportamento na sociedade.

Antes, as empresas ofereciam computadores e celulares mais avançados que os do próprio colaborador para uso pessoal, mas com a popularização desses dispositivos no cotidiano esses valores se inverteram.

Hoje, a tecnologia tem causado grande mudança nos modelos de negócio. Os dispositivos móveis, redes sociais, analytics e soluções de automação de processos causam cada vez mais impacto nas relações comerciais.

O mobile tem a oportunidade de impactar todo o negócio, não apenas o digital.

Os dispositivos móveis são responsáveis por 20% das compras online.

Para você ter uma noção, o valor médio de compras realizadas via mobile é de 13%, ou seja, é superior ao das compras realizadas por computador, já os tablets representam 3,5% do mercado.

Olha só esses dados:

  • Dispositivos móveis lideram as vendas pela manhã e no final da tarde;
  • As vendas feitas no restante do dia são dominadas pelo uso do Desktop;
  • Aos finais de semana o mobile ganha força nas vendas;
  • Os pedidos feitos ao final de semana pelo Desktop estão em torno de 90 vendas, já o Smartphone totaliza 134 vendas, enquanto nos Tablets esse número é de 143 vendas.

“Em muitos casos, a compra realizada por mobile é feita por impulso onde a pessoa quer garantir imediatamente o produto que viu em um anúncio online”. (Daniel Aguiar – Gerente de Marketing do Mercado Livre).

Mas você sabia que não são apenas os consumidores que utilizam o Mobile?

As empresas o utilizam para encontrar o produto mais adequado para o consumidor e se relacionar com seus clientes de forma mais rápida, através de redes sociais, com  mensagem de envio direto, respostas rápidas e anúncios.

Em média o percentual de anúncios criados pelas empresas para influenciar o público Mobile gira em torno de 7,3% que corresponde a 1,54 milhões de anúncios criados.

Mesmo que os resultados ocorram de forma rápida, o impacto é distinto em cada segmento do mercado, mas ainda assim muitas empresas ainda não tem uma mente aberta para o mercado Mobile ou não possuem orçamento para investir em tecnologia como aplicativos, site e automação dentro da empresa.

Por outro lado as empresas que já estão no mercado Mobile adotaram processos de automação, como aplicativos de suas lojas, ferramentas que facilitam a vida dos colaboradores e a comunicação dentro de suas empresas. Com isso é possível padronizar processos, evitar o retrabalho e o desperdício de tempo, ajudando na eficiência operacional da empresa e na satisfação de seus clientes.

Entrar na era digital não é mais uma opção, é necessidade.

Segundo uma pesquisa do GARTNER, 25% das empresas que não transformarem seus negócios em digitais perderão competitividade até 2017. Quando falamos de tecnologia, a evolução é rápida e acelerada, como podemos perceber em todos os aplicativos que surgiram nos últimos anos que conseguiram modificar nosso dia a dia em empresas e fora delas.

Isso é apenas o começo da transformação que nos aguarda.

os-numeros-do-mobile-

Você também pode curtir...

Comente pelo Facebook