Programação em três camadas.

Para desenvolver uma programação voltada a um sistema simples ou sistema complexo, existe três conceitos que tomamos como base de inicio a PROGRAMAÇÃO EM TRÊS CAMADAS.O modelo de três camadas tornou-se a arquitetura padrão para sistemas.

Á programação em três camadas é formada: Camada de Apresentação, Camada de Negocio e camada de dados.

Camada de Apresentação (GUI(Graphical User Interface) ou Interface): É a tela que interage diretamente com o usuário, através dela é feita as requisições de consultas(atualização, cadastro, exclusão e etc..) e ela gera o evento para as outras camadas.

Exemplo: Quando o usuário abre uma tela de cadastro de produtos.

Camada de Negocio (Lógica Empresarial, regras de negocio ou funcionalidade): Nessa camada se encontra as funções e regras de todo o negocio. Mais existe uma interface (usuário não vê essa camada) e seus dados são voláteis, ou seja, para que algum dado seja mantido, deve ser utilizada a camada de dados.

Exemplo: Clicando em um botão de cadastro, ativaria a funcionalidades.

Camada de Dados: É o repositório das informações e contem às classes que manipulam. Recebe a funcionalidade da camada de negócios e seus métodos executam essas funcionalidades em um banco de dados. Uma alteração no banco de dados, alteraria apenas as classes da camada de dados, as outras camadas não seriam alteradas.

Exemplo: Clicando em um botão de cadastro, ativaria a funcionalidade, os dados fornecidos seriam salvos nessa camada de dados.

Para ficar mais simples de entender, podemos colocar em prática, pensando em um sistema simples, de controle de estoque em uma loja de roupas. Para esse sistema teríamos que ter uma interface (Camada de apresentação) para o usuário fazer a visualização, funcionalidade do sistema (Camada de Negócios) e um banco de dados para salvar todo cadastro de estoque da loja (Camada de dados). Suponhamos que o usuário clique no botão ‘Pesquisar estoque de roupa’, a Camada de apresentação será direcionado para uma tela de consulta, logo chama a Camada de Negocio, que verificar a quantidade de roupa que existe no estoque e essa informação é passada para a Camada de Dados, dizendo para recuperar a quantidade de roupa existente no estoque. A camada de dados vai retornar essa informação, dizendo a quantidade de roupa existente no estoque, por exemplo, 10. Logo a Camada de Dados, responde essa informação para a Camada de Negocio e responde para a Camada de Apresentação, com a informação sendo visualizada para o usuário.

Camada-de-programcao1
Mesmo tendo camadas separadas, a alteração feita em qualquer uma delas, não prejudica as demais camadas.

Exemplo: Alterações de Interface podem ser realizadas sem o comprometimento das informações contidas no banco de dados.

Com esses modelos a lógica fica apresentada separada em camada logica e física. Essa separação em camada lógica faz com que o sistema fique mais leve e mais interativo, podendo ser alterado de forma independente.

Você também pode curtir...

Comente pelo Facebook